top of page
002-youtube.png

FILMES | DOCUMENTÁRIOS | VÍDEOS

Cobaias

Miss Evers' Boys

Ano de produção: 1997

Duração: 118 minutos

No sul dos Estados Unidos, em 1932, a sífilis havia se tornado uma epidemia entre as comunidades afro-americanas. Preocupado com a rapidez com que a doença se espalha pela região, o governo decide criar um programa de tratamento no único hospital negro da localidade. Infelizmente, o tratamento acaba perdendo seu apoio financeiro e é fechado. A partir daí, tem início uma das mais horríveis traições da história da humanidade. Um grupo de doutores cria um novo programa médico que apenas finge estar tratando a doença. Na verdade, eles estão realizando um estudo sobre o efeito da sífilis em homens negros, para comprovar se eles são biologicamente iguais ou diferentes dos brancos. Durante anos, 600 homens foram submetidos a essa humilhação, iludidos com uma cura que nunca chegaria.

Arlindo Cruz: você tem direito de manifestar sua fé

Publicado por Ministério da Cultura Brasil

10 de maio de 2016

Duração: 2 minutos

Vídeo sobre Fé e Espiritualidade.

Doutores da Alegria (documentário)

Dirigido por Mara Mourão

Ano de produção: 2005

Duração: 87 minutos

(Playlist com 9 vídeos)

O dia-a-dia dos hospitais que recebem visitas do grupo Doutores da Alegria, formado por atores que se vestem de palhaços para alegrar as crianças internadas. A transformação pela qual o ambiente passa com a simples presença dos palhaços, proporcionando cenas engraçadas e ainda presenciando depoimentos tocantes ao lado dos pacientes, seus pais e médicos.

Rótulos me limitam ou me definem?

Por Louie Ponto

28 de junho de 2017

Duração: 4 minutos

"Alô, gente! 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT e decidi falar sobre um tema que há muito tempo tem me feito pensar. Escuto bastante que rótulos limitam as pessoas e que hoje a gente não precisa e nem deveria se definir ou se enquadrar dentro de modelos. Eu concordo que a vida seria muito melhor se rótulos não fossem necessários, mas vivemos numa sociedade preconceituosa e conservadora, em que pessoas LGBT são marginalizadas, silenciadas, violentadas de diversas formas e assassinadas todos os dias. Nesse contexto, será que ainda não precisamos defender a existência desses rótulos? Senta aí pra gente conversar!"

"Cura gay"

Por Louie Ponto

22 de setembro de 2017

Duração: 7 minutos

"Há poucos dias saiu uma liminar da justiça do Distrito Federal que permite tratar homossexualidade como doença e novamente a "cura gay" tá sendo discutida. O debate sobre isso é urgente, então senta aí pra gente conversar!"

Empatia e Simpatia

31 de janeiro de 2014

Doutora Werneck - passou dessa pra melhor

Publicado por Tatá Werneck vídeos

05 de julho de 2012

Tatá Werneck trás com ironia o assunto de "comunicação de más notícias".

"Porque tem vezes que é melhor desenhar".

Trecho do filme "Mar adentro"

O filme aborda o tema da eutanásia

Produção: 2004

Duração: 125 minutos (filme completo).

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

Solitário Anônimo

Publicado por Anis - Instituto de Bioética

16 de dezembro de 2010

Duração: 18 minutos

Um idoso deitado na grama à espera da morte. No bolso, um bilhete anunciava ser de terras distantes. Não havia documentos ou posses. Seu desejo era morrer solitário e anônimo. Esse é o início do documentário que conta a impressionante história de um homem obstinado a planejar e controlar sua morte. É um filme sobre a liberdade, a vida e a morte.

AIDS - O Cartaz HIV Positivo

Publicado pelo Grupo de Incentivo a Vida (GIV)

30 de outubro de 2015

Duração: 4 minutos

O vídeo com legendas em português é para atender as pessoas com deficiência auditiva. Em breve lançaremos o vídeo com interpretação em libras. Este vídeo tem como objetivo abordar o estigma e discriminação sobre as pessoas vivendo com HIV. Apesar da epidemia estar entre nós há vários anos, nos quais ocorreram muitos avanços em matéria de tratamento e prevenção, o estigma ainda persiste. Ele foi produzido em parceria com a Agência Ogilvy e Mather, produtora BossaNovaFilms, produtora de som Lucha Libre e CRT - Centro de Referência e Treinamento, aos quais expressamos nossos agradecimentos.

Recorte do Preconceito

Publicado por Simples Assim

07 de dezembro de 2015

Duração: 6 minutos

"Até onde vai o nosso preconceito? Somos mais ou menos preconceituosos do que imaginamos? A ação do Simples Assim desta semana colocou o dedo nesta ferida: como reagimos ao sermos surpreendidos por uma realidade "fora dos padrões"? Permita-se comover com as diferentes reações que as pessoas tiveram ao serem confrontadas com a revelação por trás do papel. E faça o exercício de como seria a sua resposta diante deste mesmo questionamento. Reflita! Recorte seu preconceito e... deixe-o de lado."

Tour Pelo Meu Rosto | Papo DePretas

Publicado por Gabi Oliveira

12 de janeiro de 2018

Duração: 8 minutos

"A Luiza Junqueira, do canal Ta Querida, criou a TAG "Tour pelo meu corpo". Como para mim fazer um tour pelo corpo não tinha tanto sentido, decidi fazer um tour pelo meu rosto. Um rosto de uma mulher negra, com traços negróides, nariz grande, boca larga, pele escura. Confesso que esse foi um vídeo difícil de ser gravado. Mas eu espero que ajude mulheres como eu."

Audiência Pública no STF sobre a Descriminalização do  Aborto

Publicado pelo Canal Jean Willys

03 de Agosto de 2018

Duração: 15:33 minutos

A Antropóloga e professora Doutora Débora Diniz (Instituto Anis) faz a defesa a favor da descriminalização do Aborto na Suprema Corte do País. 

Doações de Órgãos

Publicado pela PUC Campinas

07 de outubro de 2015

Duração: 28:01 minutos

O trabalho de conclusão de curso, realizado pelas alunas Beatrice Costa, Camila Correia, Mayara Lima e Natália Mitie, mostra o dia a dia dos médicos e enfermeiras do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) do Hospital de Clínicas da Unicamp. Eles têm a tarefa diária de aumentar o número de transplantes por meio do aperfeiçoamento das práticas ligadas à doação de órgãos.

A quem pertecne a vida? Eutanásia, Suicídio Assistido e a Bioética do fim da vida | Ana Claudia Arantes

Publicado pelo canal Casa do Saber

Publicado em 18 de out de 2018

Duração: 4:04 minutos

Se ainda é um tabu discutir a morte natural, como poderíamos conversar abertamente sobre eutanásia e suicídio assistido? A médica e escritora Ana Claudia Arantes traz essas e outras reflexões sobre a quem pertence a vida, aqui na Casa do Saber.

A quem pertecne a vida? Eutanásia, Suicídio Assistido e a Bioética do fim da vida | Ana Claudia Arantes

Publicado pelo canal Casa do Saber

Publicado em 18 de out de 2018

Duração: 4:04 minutos

Se ainda é um tabu discutir a morte natural, como poderíamos conversar abertamente sobre eutanásia e suicídio assistido? A médica e escritora Ana Claudia Arantes traz essas e outras reflexões sobre a quem pertence a vida, aqui na Casa do Saber.

Visibilidade Trans: entenda a transexualidade e o processo transexualizador

Publicado  pelo Canal tvbrasil

29 de jan de 2018

Duração: 3:58 minutos

Transexualidade é a maneira como alguém se sente, se entende e se apresenta para si e para as demais pessoas, como masculino, feminino ou de forma não binária, independentemente da genitália ou orientação sexual.

bottom of page