QUEM SOMOS?
A concepção deste projeto se baseia na junção de duas palavaras, o diálogo e o ethos.
A primeira, o diálogo "não é somente uma das formas pelas quais se pode exprimir o discurso filosófico, mas a sua forma típica e privilegiada, isso porque não se trata de discurso feito [...] que o isole em si mesmo, mas de uma conversa, uma discussão, um perguntar e responder entre pessoas unidas pelo interesse comum da busca" (Abbagnano, 2012, p.323).
Já a segunda, o ethos, tem origem do grego que significa tanto costumes quanto caráter. E que pode ser considerado como o "conjunto de recursos e modos de comportamento que compõem o caráter ou a identidade de uma pessoa ou comunidade" (Real Academia Espanhola).
Somos um projeto de Extensão Universitária que foi pensado e idealizado devido à necessidade de discussões sobre questões éticas e bioéticas dentro dos espaços universitários visando fomentar as capacidades dialógicas, o debate e a auto reflexão sobre temas relevantes em nosso cotidiano.
FAZEM PARTE DO PROJETO:
Prof. Dr. Waldemar Antônio das Neves Júnior - Professor do Curso de Medicina
Érica Patrícia Ortet Tavares - Estudante de Medicina
Maryelle Fernandes Barros - Estudante de Medicina
Millena Medeiros Maux Lessa - Estudante de Medicina
Tarcísio Rodrigues da Silva - Estudante de Medicina
CONCEPÇÃO DO SITE:
Prof. Dr. Waldemar Antônio das Neves Júnior - Professor do Curso de Medicina
Acd. Iuciran do Nascimento Soares Vieira - Estudante de Design
Acd. Mikael Orestes de Melo - Estudante de Medicina
NOSSA IDEIA
Este projeto visa favorecer a reflexão, estimular a mudança de pensamento e transformação atitudinal de modo a melhorar as relações interpessoais, interprofissionais e, principalmente, as relações dos profissionais com os pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
NOSSO PROPÓSITO
Nosso objetivo principal é trazer para a discussão temas de controversas éticas e morais encontradas na vida prática daqueles que estão em contato direto com pacientes vulnerados.
NOSSO COMPROMISSO
Tentar melhorar o entendimento e compreensão das necessidades e fragilidades contidas nas relações sociais numa tentativa de resolução ou, no mínimo, na amenização de conflitos.